Blog dedicado às artes e ofícios da marinharia do Tejo! O Diário de Bordo da Canoa do Tejo Salvaram-me!
quinta-feira, 30 de julho de 2015
domingo, 12 de julho de 2015
Testemunhos. António Costa.
Desengane-se quem pensou que a manhã seria ocupada com uma singela e monótona viagem de ida e volta à esquecida Ilha do Rato, ali no meio do Tejo.
Foi o colorido das elegantes Canoas e do imponente Varino fundeados junto do cais da "Mouta", quem nos recebeu antes de sermos inundados pelo calor e simpatia dos Arrais Luís "Rock" e Ricardo Conduto.
Antes do embarque fomos conduzidos por uma sóbria e interessante viagem na história por recantos da Moita antiga a caminho das Canoas.
Confesso, não sabia nada sobre esta embarcação, afinal tão típica como importante para o modo de vida de toda uma região no seu tempo. Existiram às centenas e eram ganha-pão de muita gente no transporte de bens para a Capital do reino ali bem defronte na outra margem.
Poucas subsistem nos dias de hoje e os poucos exemplares que se contam existem por carolice e paixão dos seus proprietários.
Tivemos a sorte de conhecer dois dos mais entusiastas e orgulhosos donos de canoas do Tejo, os Arrais que nos levaram em águas serenas por uma experiência inesquecível e enriquecedora.
"Salvaram-me" foi resgatada do abandono e consequente destruição a que estava condenada pelo Luís, tendo ganho nova e sólida existência.
É diferente a história do "Gavião dos Mares" que foi construído pelo Ricardo de raíz com o conhecimento da tradição mas incorporando saberes mais actuais.
Comum a ambos foi, e ainda é, o recurso à "paga da praia", forma ancestral de partilha de saberes e mão de obra.
Foi uma honra ter conhecido o mestre Calafate Joaquim Castro, um respeitado e querido, entre pares, artesão na arte da construção naval em madeira.
Por curiosidade apenas referir que estas embarcações pertencem ao acervo vivo do Museu de Marinha pela importância histórica e cultural que encerram.
Para que manhã fosse perfeita não era necessário mais nada, porém houve muito mais que espero seja transmitido pelas imagens.
Foi uma jornada repleta de novidade e primeiras experiências tal como finíssimo moscatel e um saboroso pastel de bacalhau em pleno Tejo.
Obrigado Gonçalo.
Ver post original.
Clique aqui!!!
sexta-feira, 10 de julho de 2015
Passeio de Barco tradicional.
Passeio de barco à vela com professores - projeto Erasmus- CENFORMA.- Portugal, Itália, Roménia e Bulgária-.
Um dia para recordar.
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Canoa do Tejo "Salvaram-me"` Últimos Eventos.
Clique na Hiperligação
Canoa do Tejo Salvaram-me
Procissão Fluvial do Montijo
Colete Encarnado Vila Franca
Subscrever:
Mensagens (Atom)